terça-feira, 19 de outubro de 2010

Saiba mais sobre os TUMORES ÓSSEOS


Tumores ósseos

Os tumores do sistema músculo-esqueléticos são doenças raras e de difícil tratamento. Por tumor devemos entender qualquer massa que ocupe espaço em um órgão ou estrutura onde não deveria existir. Aí estão incluídas as doenças benignas e as malignas (câncer). Como são doenças raras, raros também são os médicos especialistas na área, já que existem pouquíssimos centros de treinamento com experiência  no diagnóstico e tratamento destas patologias no Brasil e no mundo. No meu caso, fui acompanhar o serviço de Oncologia Ortopédica do maior centro da área na Europa, quiçá no mundo, o Instituto Ortopédico Rizzoli de Bolonha / Itália, chefiado pelo Professor Mario Mercuri. Não menos importante foi meu estágio na Santa Casa de Porto Alegre com o caríssimo doutor Alexandre Davi, pois ali adquiri experiência aprendendo novas técnicas e levando em conta as limitações da saúde no nosso país.
O fato que mais me preocupa, desde que iniciei minha prática clínica, é o número de pacientes que são submetidos a procedimentos cirúrgicos por profissionais não especializados nesta área, o que na maior parte das vezes leva a resultados trágicos para o paciente e sua famíla. Vejo cirurgias feitas de forma desnecessária, cirurgias mal feitas ou cirurgias que demoraram para ser realizadas. O objetivo aqui não é apenas criticar aos colegas que se arriscam nesses tratamentos baseados no "achômetro", mas alertar ao público leigo no assunto, quanto ao risco a que se expõem.
O tratamento dessas lesões é complexo, exige experiência no assunto e uma ampla gama de conhecimentos que extrapolam ao dia-a-dia do ortopedista geral.
Não permita que profissionais sem especialização em Oncologia Ortopédica tratem de você ou de seu familiar. Se seu carro apresenta um problema mecânico, você não procura um eletricista automotivo. Os dois trabalham em carros, mas têm especializações muito diferentes. Da mesma forma, não pense que todos os médicos são iguais e detentores de todo o conhecimento em todas as áreas. Alguns pacientes até comentam - "Médico é médico, né, sabe o que está fazendo". Isso é uma presunção perigosa! É por isso que gastamos muito tempo e esforço para fazermos uma boa especialização e darmos a você o melhor tratamento, com a maior chance de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário