terça-feira, 19 de outubro de 2010

Saiba mais sobre a DOR NA COLUNA


Dor na coluna

Tenho dor nas costas. Por que não melhoro?

A queixa de dor nas costas é um dos sintomas mais comuns no consultório do ortopedista e é uma das principais causas de falta ao trabalho no Brasil. Existem diversas causas para estas dores. A mais comum é a dor de origem mecânica por alterações dos discos intervertebrais, os quais são como verdadeiros amortecedores e se encontram entre os diversos corpos vertebrais da coluna.
Com o passar dos anos, esses discos doentes favorecem à formação dos famosos “bicos de papagaio”, que nada mais são do que uma reação do organismo para proteger-se dos fatores agressivos causadores de dor. Uma vez que haja o “desgaste” desses discos, não há como reverter o processo, ou seja, não há uma cura definitiva. O desgaste desses discos acontece naturalmente com o avançar da idade, mas pode acelerar-se por várias razões, principalmente a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo. Muitos pacientes procuram o médico pensando que não estão recebendo tratamento adequado, pois a dor não desaparece ou retorna depois de um tempo.

 O que acontece muitas vezes, é que tratam-se de pacientes com desgaste dos discos intervertebrais, obesos, fumantes e sedentários. Acreditam que existe um comprimido “mágico” que vai acabar com o problema. É claro que o medicamento tem um papel importante, porém as mudanças no estilo de vida têm o maior impacto na melhora da dor a longo prazo. É fundamental a conscientização do doente de que atividade física orientada, alongamentos, parada do fumo e perda de peso são condições indispensáveis para o controle da doença.

 Felizmente, são poucos os casos que tem indicação de tratamento cirúrgico. Esse último fica reservado aos casos mais graves ou com compressão grave dos nervos da coluna. Em síntese, todos devemos fazer uma auto-análise para saber porque não conseguimos melhorar da dor nas costas. Será que temos feito todo o possível para viver bem com a coluna que temos? Essa pergunta pode ser a chave para a melhora da nossa qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário