segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Saiba mais sobre a SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

A Síndrome do túnel do carpo (STC) é causada pela compressão do nervo Mediano ao nível do punho e é considerada a compressão mais frequente dos membros superiores. Acomete principalmente pacientes do sexo feminino.

Estruturas do túnel do carpo ao nível do punho


O sintoma que os pacientes descrevem com maior frequência é o amortecimento da mão e dos dedos, principalmente polegar, indicador e médio. Muitas vezes, a "dormência" da mão pode acordar o paciente durante a noite. Isso, em geral, é causado por um aumento da pressão no túnel do carpo em virtude de uma flexão ou extensão excessiva do punho durante o sono. Atividades manuais corriqueiras podem exacerbar os sintomas com a evolução da doença. Sintomas relacionados à atrofia muscular e perda de força do polegar ocorrem nos estágios mais avançados da doença.
O lado acometido geralmente é o lado dominante, ou seja, o lado direito nas pessoas destras e o esquerdo nas canhotas. Porém, existe um número razoável de pessoas que apresentam a doença em ambas as mãos. Nesses casos, pode haver concomitância com outras patologias como diabetes, hipotireoidismo ou artrite reumatóide.

O diagnóstico pode ser obtido apenas pela história e por algumas manobras de exame físico específicas para a STC e pela inspeção das mãos. Entre essas manobras temos a pesquisa do sinal de Tinel, que consiste da percussão do Túnel do Carpo causando choque que se irradia para os dedos. O teste de Phalen consiste da flexão dos punhos por 1 minuto, reproduzindo assim, os sintomas. O teste de Durkan também pode reproduzi-los ao se realizar a compressão do túnel do carpo.

Teste de Phalen


Existem alguns diagnósticos diferenciais da STC, como por exemplo:
- Compressões das raízes nervosas na coluna cervical (principalmente por hérnias de disco)
- Doenças do plexo braquial
- Compressão do nervo Mediano em outro local diferente do túnel do carpo
- Fenômeno da dupla compressão (double crush), que consiste da compressão do nervo Mediano no túnel do carpo e concomitantemente em outro local.

O diagnóstico, como já foi dito, é eminentemente clínico, pela história e pelo exame físico. Nos casos em que houver dúvida, na necessidade de documentação por questões trabalhistas ou para quantificar a gravidade da compressão, pode-se lançar mão da Eletroneuromiografia (ENMG), que pode confirmar a doença e/ou diagnósticos diferenciais.

O tratamento da STC depende, fundamentalmente, do estágio em que se encontra a doença. Lesões com longo tempo de duração dificilmente apresentarão resultados excelentes. Por outro lado, lesões recentes, sem comprometimento da musculatura da mão, demonstram melhores taxas de resolução.
O tratamento conservador é eficaz em grande parte dos casos seguindo alguns parâmetros:
- Uso de órtese noturna.
- Aplicação de bolsa de gelo sobre a região do túnel do carpo
- Uso de Anti-inflamatórios não esteroidais (AINES)
- Fisioterapia do punho




Se tais medidas não obtêm o alívio esperado, podemos lançar mão do uso de corticóides intramusculares ou por infiltração do túnel do carpo.

Há duas situações que demandam o tratamento cirúrgico da STC:

- Refratariedade às medidas conservadoras
- Compressão nervosa acentuada, com danos às fibras do nervo.

"Postergar um procedimento cirúrgico poderá resultar em perda progressiva da força do polegar e em aumento do dano nas fibras do nervo Mediano, fazendo com que a lesão possa tornar-se irreversível!"

A cirurgia é um procedimento relativamente simples e rápido, feito geralmente em caráter ambulatorial, isto é, não necessita permanecer internado no hospital, e consiste basicamente da liberação do nervo mediano através da abertura do túnel do carpo.


Imagem evidencia esquema da técnica usualmente realizada por mim no tratamento cirúrgico da STC. Ao longo dos anos, com o aperfeiçoamento da técnica cirúrgica, as incisões têm ficado cada vez menores com um resultado clínico-funcional melhor.


 
No passado as incisões e dissecções eram muito maiores, aumentado significativamente a morbidade pós-operatória.


CLÍNICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA DR LUIZ FABIANO GOMES GULARTE
RUA SANTA CRUZ, 2072, CENTRO, PELOTAS/RS
TEL: (53) 3026-2166